Dicas & Novidades

Evolução do mercado de seguros brasileiro é reconhecida com nomeação de Vergílio na COPAPROSE

25/04/2014
Fonte: CQCS

Pela segunda vez um brasileiro assume a presidência da Confederação Panamericana de Produtores de Seguros (COPAPROSE). A partir de agora fica a cargo de Armando Vergílio, que é também presidente da Fenacor e deputado federal, levar a cultura do Seguro para toda a América Latina, Portugal e Espanha.

Segundo Armando Vergílio, a nomeação significa muito para Brasil, para Fenacor, e, principalmente, para ele, pois este é o reconhecimento de todo o mercado da América Latina da evolução do corretor de seguros brasileiro e da sua efetiva importância tanto pros consumidores, quanto para a relação de intermediação dentro do mercado de seguros. ?Teremos foco na formação, qualificação e atualização profissional?, ressalta.

Vergílio aponta que a COPAPROSE é uma entidade que precisa agora ocupar um espaço e, para isso, é necessário identificar os distintos problemas de cada país. Além de saber especificamente o que cada região precisa para atuar em conjunto com a Federação Interamericana de Seguros (FIDES).

?Temos essa feliz coincidência de dois brasileiros estarem no comando das duas entidades latino americanas. Eu como presidente da COPAPROSE, e Marco Antonio Rossi (presidente da CNseg), no comando da FIDES, para estruturarmos ações sinérgicas que visem o desenvolvimento do mercado de seguros na América Latina?, afirma Vergílio.

Reconhecimento internacional

A sede da COPAPROSE fica no Panamá e havia um processo em andamento para o reconhecimento como entidade oficial internacional representativa dos produtores de seguros, agentes, intermediários, corretores de seguros, brokers em toda América Latina, somado a Portugal e Espanha. O processo foi concluído e, hoje, a Confederação dota de registro e reconhecimento internacional em relação a sua personalidade jurídica.

Armando acredita que ter o selo oficial permite uma representatividade política muito mais adequada. Principalmente na busca dos contatos que devam ser feitos com os diversos governos dos países da América Latina. ?Tentando obviamente levar as sugestões de melhor adequação ao marco regulatório local?.

Além disso, o contato com as entidades de supervisão e de regulação, e os próprios poderes executivos e legislativos desses países será mais facilitada, ?com a intenção de melhorar todo o ambiente regulatório das leis do arcabouço legal que rege o setor de seguros e de previdência privada desses países?, acrescenta Vergílio.

Prova de união

Cerca de 55 personalidade do mercado brasileiro de seguros marcam presença no evento da COPAPROSE para homenagear a posse de Armando Vergilio. Entre eles estão o presidente da FIDES e da CNseg, Marco Antonio Rossi, o presidente da FenaSaúde, Márcio Coriolano, o presidente da FenaPrevi, Oswaldo nascimento, o presidente do Conselho da SulAmérica, Patrick Larragoiti, o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, o vice-presidente da Fenacor, Celso Marini, a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz, ex-presidente da CNseg, João Elísio,além do presidentes de sindicatos do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

?Contar com a presença de todos aumenta muito a nossa responsabilidade. É o reconhecimento ao trabalho que tem sido realizado pela FENACOR e prova também a integração e harmonia que existe hoje entre as entidades representativas do mercado de seguros brasileiro?, aponta Armando Vergílio.

Unidos somos mais fortes Clube do Seguro - Feira de Santana - BA.

Escolha um
corretor e
solicite cotação
para seu seguro.