Sobre o grupo

O Clube do Seguro do Estado da Bahia foi criado em 12 de julho de 2012, na cidade de Feira de Santana, por iniciativa de alguns Corretores de Seguros e representantes de Seguradoras, que desejavam criar uma entidade capaz de reunir os profissionais da área de seguros para desenvolver ações de valorização da atividade securitária e de propagar a cultura do seguro em nossa sociedade.

Neste contexto, o objetivo deste portal é divulgar aspectos inerentes à indústria de seguros, sendo instrumento de apoio e consulta do público consumidor a respeito de todos os aspectos que envolvem desde a compra de um seguro até o recebimento de uma indenização.

Aqui você encontrará informações sobre todos os produtos atualmente comercializados no Brasil para pessoa física ou jurídica, com suas características principais, além de saber como negociar um contrato de seguros e saber da importância do corretor de seguros neste processo.


Um pouco da história do seguro no Brasil

O seguro surgiu no Brasil em 1808, com a abertura dos portos por D.João VI, e o início da navegação intensiva com todos os países. A primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé, nasceu na Bahia, centro da navegação marítima da época. Até 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Menos trinta anos depois foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres.

Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão-de-obra negra para a atividade econômica. Em 1855, foi fundada a Companhia de Seguros Tranquilidade no Rio de Janeiro, a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida. Poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica.

Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. Promulgado em 1916, o Código Civil regulou, como fizera o Código Comercial em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida. Em 1935, foi fundada aquela que viria a ser a maior companhia seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio do resseguro no país. Já em 1966, com a edição do Decreto lei nº 73, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.


• Conheça nosso estatuto

Corretoras


Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/clubedoseguro/www/_fotos.php on line 12
Unidos somos mais fortes Clube do Seguro - Feira de Santana - BA.

Escolha um
corretor e
solicite cotação
para seu seguro.