Dicas & Novidades

AM BEST revisa rating do IRB Brasil RE

29/05/2020
Fonte: FONTE: IRB Brasil RE
irb-logo

A AM Best Rating Services, agência global de classificação de crédito com foco exclusivo no setor de seguros e resseguros, comunicou hoje a alteração do Rating de Força Financeira do IRB Brasil Resseguros S.A. (B3: IRBR3) para “A-” (Excelente) de “A” (Excelente), e a Classificação de Crédito de Longo Prazo do Emissor para “a-” de “a”. Além disso, a AM Best manteve o status em revisão com implicações negativas nessas classificações de crédito (ratings).

O Rating de Força Financeira é o mesmo que o IRB Brasil RE tinha antes da última revisão, em maio de 2019. A AM Best considerou que os ratings refletem a solidez do balanço patrimonial do IRB, que a agência classifica como “mais forte”, bem como seu forte desempenho operacional, perfil empresarial neutro e gerenciamento de risco da empresa (ERM) marginal.

A alteração do rating reflete uma revisão da visão da AM Best sobre o gerenciamento de risco da companhia. Ao comentar a recente decisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de instalar uma Fiscalização Especial, a AM Best diz que “acredita que o IRB tenha recursos financeiros e capacidade gerencial para evitar esse desenquadramento regulatório”.

“Entendemos a alteração como uma resposta às ações que a empresa tem realizado e divulgado nas últimas semanas, com foco em prover ao mercado mais transparência em todos os aspectos da companhia”, diz Antonio Cassio dos Santos, presidente do Conselho e CEO do IRB Brasil RE. “O fato de mantermos uma classificação de risco considerada Excelente mostra um reconhecimento à gestão da companhia, que nas últimas semanas vem promovendo uma revisão de toda a estrutura de Governança Corporativa da empresa.”

Desde março de 2020, a companhia fortaleceu sua estrutura organizacional com a nomeação de novos CEO, CFO & IRO e CRO, ao mesmo tempo em que reorganizou sua equipe operacional. Além disso, o IRB Brasil RE indicou uma nova vice-presidente de Resseguros e está propondo a criação de quatro novas posições estatutárias, a serem aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 12 de junho de 2020.

Adicionalmente, foram feitas mudanças no Conselho de Administração, com a composição de seis novos membros efetivos, sendo um em aprovação, de um total de oito. Dado o status de Corporation da Companhia, a composição do novo Conselho de Administração contará com sete membros independentes, todos especialistas em diferentes áreas de atuação, sendo nomes de referência no mercado brasileiro, que preenchem os critérios de independência estabelecidos pela legislação brasileira e inclusive padrões internacionais de diversidade.

____________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Unidos somos mais fortes Clube do Seguro - Feira de Santana - BA.

Escolha um
corretor e
solicite cotação
para seu seguro.